terça-feira, 26 de julho de 2011

Turn It On Again!

Em 1967, três amigos que estudavam na Charterhouse School em Londres, resolveram que iriam montar uma banda. Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks deram a ela o nome de GENESIS, uma das bandas de rock progressivo mais expressivas do segmento.

Eles figuram entre os 30 maiores artistas de todos os tempos. Já venderam mais de 150 milhões de álbuns em todo o mundo. São autores de músicas conceituais que chegavam a ter 23 minutos (Supper's Ready, do álbum Foxtrot de 1972). Foi uma das precursoras do rock teatral. E até hoje, desperta interesse nas pessoas.


Vários músicos de gabarito passaram pela GENESIS (STEVE HACKETT, BILL BUFFORD, PETER GABRIEL) sem contar que um dos maiores instrumentistas de todos os tempos está a frente da banda até o presente momento: PHILL COLLINS.

Mas, como todo mundo sabe, no final dos anos 70 o rock progressivo deixou de ser um atrativo para um sem número de pessoas, pois surgem dois gêneros distintos: O Punk Rock e a Disco Music. Já em 1980, sem Peter Gabriel, Phill Collins assume os vocais e, com a saída de Steve Hackett, a banda resolve apostar num formato diferente, com músicas mais curtas e mais voltadas para o pop. Surge então DUKE, sucesso em todo mundo, apesar de alguns fãs mais ardorosos estarem "se mordendo" para este disco.

A partir daí, a Genesis continuou seu caminho de sucesso. Porém, com a chegada deste, Phill Collins se distanciava aos poucos da banda, ao manter paralelamente uma enorme carreira solo como produtor, ator e como músico, tocando com Eric Clapton e Robert Plant.

Se você quer entender um pouco mais sobre essa "reviravolta" na carreira da Genesis, clique no link experimente e baixe o disco.

Experimente:

terça-feira, 19 de julho de 2011

Seeds of Love

Não é de hoje que todos sabem que meu gosto musical passa muito pelos anos 80. Particularmente acho que muitas bandas boas surgiram nessa década, considerada por alguns a década perdida. Os anos 80 são influência até hoje para um sem número de bandas, é inevitável. Muitos programas de tv são transmitidos com sucesso até hoje. Sem contar na influência da moda que, vai e vem, tá por ai, brinquedos, entre tantas outras coisas.

Voltemos ao que interessa. A TEARS FOR FEARS foi fundada em 1983 por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curth Smith (baixo e vocal), onde lançaram seu primeiro disco baseado na obra do psicanalista ARTHUR JANOV, que basicamente era baseado na teoria do GRIPO PRIMAL (?), dando origem também ao nome do grupo. O grupo se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos e obtiveram vários discos de ouro e de platina.


Entre outros discos, lançam em 1989 THE SEEDS OF LOVE, o disco de maior expressão da banda, que os leva a uma mega-turnê mundial, lançando inclusive um show em vhs e logo mais em dvd. O disco teve um custo de 250.000 mil libras esterlinas e teve, entre outros, os sucessos SOWING THE SEEDS OF LOVE, WOMAN IN CHAINS, que conta com a participação de PHILL COLLINS na bateria e OLETA ADAMS no teclado e também ADVICE FOR THE YOUNG AT HEART. A música Woman In Chains faz uma crítica à violência contra a mulher, contando a história de um homem apaixonado que sofre ao ver que a mulher que ama é vítima da agressividade de seu parceiro. Chegou a fazer parte do filme ENCAIXOTANDO HELENA.

O disco alcançou o número 1 em vários lugares e até hoje é considerado (inclusive por mim) o melhor disco da TEARS FOR FEARS.

No link Experimente, você pode baixar e curtir.

Experimente:

E neste link, você vai direto pra o clip no youtube