sábado, 20 de agosto de 2011

Only!

Um dos expoentes da vertente do rock chamado TRASH METAL e é, junto com METALLICA, SLAYER e MEGADETH a banda que melhor expressa o gênero. Estou falando da ANTHRAX. Surgida em 1981 em Nova York por Scott Ian e Dan Lilker.O nome da banda foi inspirado numa bactéria que leva o mesmo nome e que os integrantes encontraram em um livro de biologia (?).

Sounds of The White Noise (1993) é o sexto álbum da carreira dos metaleiros e marca a entrada do vocalista John Bush, ex-Armored Saint na banda. E particularmente é o disco que eu mais gosto, justamente por que foi o primeiro da banda que eu achei perdido numa prateleira de uma extinta loja de discos em minha cidade.


O "sons do ruído branco" ou a chiadeira que faz a tv quando fica fora do ar, marca uma certa mudança no ritmo da banda, não perdendo o peso original, mas sim um pouco da velocidade original. É um disco indispensável pra quem gosta de ouvir música de qualidade. E, como eu gosto de rock, eu gosto deste disco do Anthrax.

Eu me arrisco a dizer que este disco foi altamente influênciado por Black Sabbath e que o timbre vocal de John Bush é idêntico ao de Tony Martin (The Eternal Idol, Headless Cross, TYR, Cross Purposes e Forbidden). Basta ouvir pra sacar. E a banda é altamente influênciada pelo Sabbath. A sonoridade de guitarras é muito parecida. Só que com o peso característico da Anthrax.

Bem, se você quer sair um pouco do seu convecional e curtir uma música um pouco mais pesada, vá até o link experimente e fique a vontade.

Experimente:


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Evil!

Howlin' Wolf foi provavelmente o mais vigoroso intérprete na história do blues moderno. Um homem ameaçador, com seus mais de 1,80m de altura e quase 150 Kg de peso, Wolf dava novo significado ao blues toda vez que se apresentava, com suas bravatas e comicidade, e sua absoluta intensidade física. Chester Athur Burnett devia o nome ao último presidente americano do século XIX. Foi apelidado, ainda criança, de ‘Lobo Uivador’, talvez por seu comportamento endiabrado. Ele teve contato com o blues muito cedo, suas influências incluem Charlie Patton com quem aprendeu a tocar guitarra e a gaita com Rice Miller (Sonny Boy Williamson II), que era seu cunhado. Nascido em 1910, em West Point, Mississippi, Wolf passou os primeiros 40 anos de sua vida conciliando a vida de bluesman com a de agricultor. Durante os anos de 1920 e 1930, ele trabalhava na fazenda de seu pai e cantava nos finais de semana, freqüentemente tocando violão e gaita. Depois de servir ao Exército durante a Segunda Grande Guerra, ele se mudou em 1948 para West Memphis, Arkansas, um centro musical do sul dos Estados Unidos. Conseguiu patrocínio para um programa na estação de rádio local, KWEM, e em sua banda chegaram a tocar os gaitistas James Cotton e Junior Parker e os guitarristas, Willie Johnson, Pat Hare e Matt ‘Guitar’ Murphy.

howlin' wolfRecomendado por Ike Turner, Howlin’ Wolf gravou pela primeira vez em 1951, com o produtor Sam Phillips, que mais tarde foi o descobridor de Elvis Presley. Em 1953 Wolf se mudou para Chicago, assinando exclusivamente com a ‘Chess Records’, lendário selo de Chicago de Leonard Chess, onde sua carreira decolou. Suas músicas deste período se alternam entre o som moderno e suas raízes delta. Em Chicago passou o resto de sua vida, crescendo em popularidade até ser considerado um dos maiores do blues. Também foi em Chicago que encontrou seu maior concorrente, Muddy Waters. Devido às músicas de Willie Dixon aconteceu uma disputa pelo cetro do blues entre Wolf e Muddy, permanecendo entre eles durante os anos de 1960 e 1970. Alguns historiadores sugerem que a competição que houve entre eles, levou a ambos a atingirem grande nível artístico no mundo do blues.

De Willie Dixon, Wolf gravou clássicos como: ‘Spoonful’, ‘Little Red Rooster’, ‘Evil’, ‘Back Door Man’ e ‘I Ain'tSuperstitious’. Embora não fosse considerado um grande compositor de blues, Wolf escreveu os grandes sucessos: ‘Moanin' at Midnight’, ‘Smokestack Lightning’ e ‘Killing Floor’ entre outros. Todas essas músicas estão no excelente ‘The Chess Box’, que é um bom levantamento das músicas de Wolf ao longo de sua carreira. Grupos como ‘The Animals’, ‘The Jeff Beck Group’, ‘The Yardbirds’, ‘Led Zeppelin’ e ‘The Rolling Stones’ gravaram suas músicas. Em 1964, casou-se com sua namorada Lillie Hanley. Em 1964, ele apareceu na televisão americana, em cadeia nacional, com os ‘Rolling Stones’.

Howlin' WolfEm 1968, a ‘Chess Records’ fez uma tentativa de modernizar a música de Howlin' Wolf e Muddy Waters, convencendo-os a gravarem com arranjos psicodélicos, inspirados em Jimi Hendrix, o que resultou nos álbuns ‘Electric Mud’ e ‘The Howlin' Wolf Álbum’ respectivamente. Howlin' Wolf reprovou a experiência, sendo a sua insatisfação retratada pelos irmãos Chess na capa do álbum. Mesmo assim, durante o resto desta década ele estreitou laços com o rock, gravando outro álbum, o ‘The London Howlin' Wolf Sessions’, em 1969 no ‘Olympic Sound Studios’. Junto com seu fiel guitarrista, Hubert Sumlin, Wolf liderou, durante esse período uma banda formada na maior parte do tempo por Eric Clapton, Steve Winwood, Bill Wyman e Charlie Watts. Houve participações eventuais, como as de Ian Stewart, Ringo Star, Lafayette Leake e Klaus Voormann. A capa do disco mostra o próprio Wolf, Clapton e Watts sentados na ‘Piccadilly Circus’, cartão-postal londrino.

No final da década, a saúde Wolf começou a falhar e ele sofreu vários ataques cardíacos. Um acidente de carro em Toronto em 1970 danificou severamente os seus rins, mas Wolf continuava a se apresentar apesar da diálise que era feita a cada três dias. Mesmo com os problemas de saúde, ele chegou a fazer um segundo disco na Inglaterra, ao lado de Muddy Waters. O álbum ‘Back Door Wolf’ gravado em 1973, foi o último do bluesman. Na música ‘Coon on the Moon’ Wolf faz uma predição do futuro: ‘you gonna wake up one morning, and a coon’s gonna be the President’ (você irá acordar em uma manhã, e um negro será o presidente). ‘Coon’ é um insulto dirigido aos negros. Sua última apresentação foi em Chicago, com B.B. King, em novembro de 1975. Chester Howlin’ Wolf Burnett faleceu dois meses depois, em Illinois, de insuficiência cardíaca durante uma cirurgia. Em 1991, Wolf foi incluído postumamente no ‘Rock and Roll Hall of Fame’.

O Cactus foi uma banda re rock americana formada em 1969 pelos ex-componentes do Vanilla Fudge, o baixista Tim Bogert, o baterista Carmine Appice, os guitarristas do Detroit Wheels, Mitch Ryder, Jim McCarty e Rusty Day, e o vocalista do Amboy Dukes, Ted Nugent.



“Cactus” de 1970 foi o primeiro álbum do grupo, um disco com um intenso hard rock, blues e boggie que incluía covers como “Parchman Farm”, “You can’t judge a book by the cover” e fantásticas composições como “Bro. Bill”, “Let me swim” e “My lady from South of Detroit” com uma vibrante execução vocal e um instrumental que traduzia arranjos incríveis.

Logo após lançaram “One way…or another” de 1971, excelente Lp que contou com a participação de Eddie Kramer como engenheiro de som, que mantendo todo o seu hard e blues rock, conseguiu a repercursão para estabilizar o grupo, que para a gravação de “Restrictions” de 1971 convidou o tecladista Duane Hitchings.



Depois deste disco, Rusty Day e Jim McCarty saíram do grupo, sendo sustituídos pelo vocal de Peter French e a guitarra de Werner Fritzschings.

A nova formação lançou “’Ot ‘N’ Sweaty” de 1972, disco com canções ao vivo e de estúdio, sendo este o último trabalho do grupo antes de sua ruptura, definindo sua discografia como uma significante e poderaosa instrumentação do rock & roll.



Posteriormente Bogert e Appice formaram um terceto com Jeff Beck, denominado Beck, Bogert & Appice.


Ps.: Ouçam a música EVIL, presente nos dois discos. E nos links "experimente" baixe os dois discos.

Experimente Howlin' Wolf

Experimente Cactus