terça-feira, 10 de abril de 2012

Various Positions


Ele nasceu Leonard Norman Cohem em 21 de setembro de 1934. Desde os seus 17 anos quando ingressou na Universidade McGill no Canadá, já escrevia poemas. E assim seguiu sua vida, escrevendo sua arte até que, então com 30 anos, resolve ingressar no mundo da música.

Leonard é uma pessoa reclusa, tem uma visão muito singular e peculiar do mundo e da vida, evita ser badalado e lança poucos discos. Mesmo assim, influenciou barbaramente artistas de alto calibre [John Cale, Ian McCulloh (Echo & The Bunnymenn), Pixies, Nick Cave, R.E.M.] para citar alguns. É aquela velha história. Gênios são gênios não importam a idade que começam uma carreira ou que tentam novos vôos.

Este disco em particular, lançado em 1984, é um de seus grandes clássicos. Músicas como Hallelujah, Night Comes On e Heart With No Companion estão aí. Ele foi lançado após um período de reclusão do artista para se dedicar ao estudo do budismo.

Preciso esclarecer uma coisa aqui. Faz pouco tempo que comecei a apreciar o trabalho do moço aí. Seguindo o próprio exemplo dele, nunca é tarde para começar. Uma bela voz para ser apreciada a qualquer hora do dia.

Em 2008 foi lançada uma biografia em Portugal chamada O ETERNO REGRESSO, uma leitura recomendada pra quem quer saber mais sobre vida. Em experimente você curte o disco todo.

Experimente:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Conceituais.



Em 2006 a Iron Maiden que tinha voltado com tudo lança um belíssimo álbum chamado A MATTER OF LIFE AND DEATH. É um disco que tem ares conceituais. Eles juram de pés juntos que não, mas é só você entender um pouco mais de história que vai se ligar. E disso eles entendem. E muito!

O disco é o 14º da carreira do Maiden e é uma obra-prima. O disco retrata guerra e religião (em sua maioria). Em especial Brighter Than a Thousand  Suns, inspirada no Projeto Manhattan, The Pilgrim que se baseia na jornada do Mayflower (O famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos do porto de Southampton, Inglaterra para o Novo Mundo) e The Longest Day, sobre o dia "D", as três na sequência.

Recentemente a revista Sweden Rock Magazine de publicação sueca, elegeu o disco como o melhor álbum da década. Na volta do Iron Maiden com Bruce Dickinson me arrisco a dizer que este é seu melhor álbum, belos arranjos de guitarra, composições mais do que coesas e por fim, a cozinha Harris McBrain mandando ver.

Eles conseguem com este disco criar uma atmosfera surreal, parece que você está vendo filme de guerra daqueles clássicos mesmo. Bem, se você ainda não conhece, veja no link abaixo.

Up The Irons!

Experimente: