quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ramones: 10 bandas que foram influenciadas pelo grupo



Que o Ramones é um dos grupos mais importantes para o Punk Rock, disso ninguém duvida. No último dia 23 de abril, fez 37 anos desde que, naquela segunda-feira, chegava às lojas Ramones, o primeiro disco da banda. Estávamos em meados da década de 70 e o mundo da música tinha perdido a maior banda de todos os tempos, os Beatles, e patinava entre experiências sonoras, sem que surgisse um movimento forte o bastante para arrasar quarteirões. Isso aconteceu somente com o punk, que eclodiu em Nova York e na Inglaterra - com suas semelhanças e diferenças, obviamente -, com um mesmo discurso rebelde e inconformado.

Nesta festa anárquica, embebida de cerveja quentes e suor, vieram os Ramones. Eles não tinham a excelência técnica de Velvet Underground ou Television, contemporâneos deles dos tempos de CBGB OMFUG. Os Ramones eram sujos, tocavam seus instrumentos porcamente, Joey era desafinado... Os Ramones eram demais! Não é por acaso que a fila de influenciados vai de metaleiros peso-pesados, como Metallica e Motörhead, a ídolos do indie rock, como o The Strokes. Veja abaixo um especial feito pela revista Rolling Stone. com 10 bandas que foram influenciadas pelos Ramones. Divirta-se!

Metallica


As influências dos Ramones no Metallica são singelas, mas estão ali, principalmente com o guitarrista Kirk Hammet. Ele sempre se inspirou na velocidade feroz com que Johnny Ramone tocava. Eventualmente, quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1996, Kirk e Johnny tornaram-se "best friends".


Motörhead


Lemmy Kilmister, voz e líder do Motörhead, foi um amigo dos Ramones. Ele dividia com eles o amor pelas músicas velozes, diretas e impactantes. Lemmy mixou "Go Home Ann", gravada pela banda de Nova York em 1985, e ainda fez uma homenagem musical chamada "R.A.M.O.N.E.S.".


Black Flag


O Black Flag, quando surgiu, em 1976, era colocado com um herdeiro do punk que vinha da Inglaterra, mas Greg Ginn, guitarrista e compositor da banda californiana, afirmou que a influência vinha diretamente de Nova York, com os Ramones. A música abaixo, "TV Party", mostra a juventude entediada, um tema cantado por Joey um sem número de vezes.


Ratos de Porão


A sonoridade do Ratos de Porão não está ligada pelo cordão umbilical com os Ramones. O som, para chegar no harcore e trash cantado por João Gordo, precisou ser processado e passar por outras cenas até aterrissar no Brasil. Ainda assim, a banda nova-iorquina está entre as referências. No disco Anarkophobia, de 1991, o Ratos regravou "Commando", dos Ramones.


The Clash


O The Clash veio pouquíssimo depois dos Ramones, em 1976, por isso a influência veio mais pela atitude de Joey e companhia do que pelo lado musical. Naquele ano, os Ramones estrearam no Reino Unido, com um show no londrino Roundhouse. Foi lá um encontro entre Johnny Ramone e Paul Simonon, baixista do Clash, . Johnny ensinou a Paul que técnica não é tudo para uma banda: "Espere para nos ver tocar - nós fedemos, nós somos nojentos, nós não conseguimos tocar. Nós só vamos ali e tocamos".


Raimundos


O nome da banda já diz tudo: Raimundos. Uma versão abrasileirada dos Ramones, grande influência para a banda de Brasília, que uniu o punk de três acordes com ritmos brasileiros de origem nordestina.


Bad Brains


Banda de punk e hardcore de Washington, o Bad Brains inspirou-se no título de uma canção dos Ramones. Homenagem feita logo no nome do grupo, eles se viram livres para ousar nas sonoridades, buscando referências além das pancadarias das guitarras e chegando à malemolência do reggae de Bob Marley. Em "I Against I", o refrão bebe diretamente da fonte dos Ramones.


Dead Kennedys


Eric Reed Boucher, ou Jello Biafra, voz do começo do Dead Kennedys, foi fundamental para a cena californiana de hardcore, um ramo do punk nascido em Nova York. E, como DK, ele inaugurou a ideia de unir críticas políticas nos versos das músicas. A banda colocava o dedo na ferida, mas com humor e ironia que Biafra dizia ter aprendido com Joey Ramone, como em "Kill The Poor".



Green Day


Mais bem-sucedida banda punk do mundo. O Green Day levou o sonho de sucesso com três acordes para canções complexas e ópera-rock, como no disco American Idiot. Mas o negócio dos caras ainda são os Ramones. O baterista Tré Cool batizou a filha de Ramona, enquanto Billie Joe Armstrong, vocalista, decidiu colocar no filho o mesmo nome do vocalista dos Ramones, Joey.


The Strokes


Jaquetas de couro, calças jeans apertadas, cabelos longos e meio bagunçados. Os Strokes ressucitaram o espírito punk em pleno anos 2000, com o EP The Modern Age, de 2001. Gravação ruim, voz abafada, baixo e bateria monótonos e robóticos. Eles ainda trouxeram a revolução para uma nova geração de jovens: a anarquia musical. Com os Strokes, veio o Napster (ou o inverso) e a pirataria conseguiu derrubar a indústria fonográfica como conhecíamos. Se isso não é punk, se isso não é Ramones, o que mais seria?


Nenhum comentário:

Postar um comentário