Recomendado por Ike Turner, Howlin’ Wolf gravou pela primeira vez em 1951, com o produtor Sam Phillips, que mais tarde foi o descobridor de Elvis Presley. Em 1953 Wolf se mudou para Chicago, assinando exclusivamente com a ‘Chess Records’, lendário selo de Chicago de Leonard Chess, onde sua carreira decolou. Suas músicas deste período se alternam entre o som moderno e suas raízes delta. Em Chicago passou o resto de sua vida, crescendo em popularidade até ser considerado um dos maiores do blues. Também foi em Chicago que encontrou seu maior concorrente, Muddy Waters. Devido às músicas de Willie Dixon aconteceu uma disputa pelo cetro do blues entre Wolf e Muddy, permanecendo entre eles durante os anos de 1960 e 1970. Alguns historiadores sugerem que a competição que houve entre eles, levou a ambos a atingirem grande nível artístico no mundo do blues.
De Willie Dixon, Wolf gravou clássicos como: ‘Spoonful’, ‘Little Red Rooster’, ‘Evil’, ‘Back Door Man’ e ‘I Ain'tSuperstitious’. Embora não fosse considerado um grande compositor de blues, Wolf escreveu os grandes sucessos: ‘Moanin' at Midnight’, ‘Smokestack Lightning’ e ‘Killing Floor’ entre outros. Todas essas músicas estão no excelente ‘The Chess Box’, que é um bom levantamento das músicas de Wolf ao longo de sua carreira. Grupos como ‘The Animals’, ‘The Jeff Beck Group’, ‘The Yardbirds’, ‘Led Zeppelin’ e ‘The Rolling Stones’ gravaram suas músicas. Em 1964, casou-se com sua namorada Lillie Hanley. Em 1964, ele apareceu na televisão americana, em cadeia nacional, com os ‘Rolling Stones’.
Em 1968, a ‘Chess Records’ fez uma tentativa de modernizar a música de Howlin' Wolf e Muddy Waters, convencendo-os a gravarem com arranjos psicodélicos, inspirados em Jimi Hendrix, o que resultou nos álbuns ‘Electric Mud’ e ‘The Howlin' Wolf Álbum’ respectivamente. Howlin' Wolf reprovou a experiência, sendo a sua insatisfação retratada pelos irmãos Chess na capa do álbum. Mesmo assim, durante o resto desta década ele estreitou laços com o rock, gravando outro álbum, o ‘The London Howlin' Wolf Sessions’, em 1969 no ‘Olympic Sound Studios’. Junto com seu fiel guitarrista, Hubert Sumlin, Wolf liderou, durante esse período uma banda formada na maior parte do tempo por Eric Clapton, Steve Winwood, Bill Wyman e Charlie Watts. Houve participações eventuais, como as de Ian Stewart, Ringo Star, Lafayette Leake e Klaus Voormann. A capa do disco mostra o próprio Wolf, Clapton e Watts sentados na ‘Piccadilly Circus’, cartão-postal londrino.
No final da década, a saúde Wolf começou a falhar e ele sofreu vários ataques cardíacos. Um acidente de carro em Toronto em 1970 danificou severamente os seus rins, mas Wolf continuava a se apresentar apesar da diálise que era feita a cada três dias. Mesmo com os problemas de saúde, ele chegou a fazer um segundo disco na Inglaterra, ao lado de Muddy Waters. O álbum ‘Back Door Wolf’ gravado em 1973, foi o último do bluesman. Na música ‘Coon on the Moon’ Wolf faz uma predição do futuro: ‘you gonna wake up one morning, and a coon’s gonna be the President’ (você irá acordar em uma manhã, e um negro será o presidente). ‘Coon’ é um insulto dirigido aos negros. Sua última apresentação foi em Chicago, com B.B. King, em novembro de 1975. Chester Howlin’ Wolf Burnett faleceu dois meses depois, em Illinois, de insuficiência cardíaca durante uma cirurgia. Em 1991, Wolf foi incluído postumamente no ‘Rock and Roll Hall of Fame’.
O Cactus foi uma banda re rock americana formada em 1969 pelos ex-componentes do Vanilla Fudge, o baixista Tim Bogert, o baterista Carmine Appice, os guitarristas do Detroit Wheels, Mitch Ryder, Jim McCarty e Rusty Day, e o vocalista do Amboy Dukes, Ted Nugent.
“Cactus” de 1970 foi o primeiro álbum do grupo, um disco com um intenso hard rock, blues e boggie que incluía covers como “Parchman Farm”, “You can’t judge a book by the cover” e fantásticas composições como “Bro. Bill”, “Let me swim” e “My lady from South of Detroit” com uma vibrante execução vocal e um instrumental que traduzia arranjos incríveis.
Logo após lançaram “One way…or another” de 1971, excelente Lp que contou com a participação de Eddie Kramer como engenheiro de som, que mantendo todo o seu hard e blues rock, conseguiu a repercursão para estabilizar o grupo, que para a gravação de “Restrictions” de 1971 convidou o tecladista Duane Hitchings.
Depois deste disco, Rusty Day e Jim McCarty saíram do grupo, sendo sustituídos pelo vocal de Peter French e a guitarra de Werner Fritzschings.
A nova formação lançou “’Ot ‘N’ Sweaty” de 1972, disco com canções ao vivo e de estúdio, sendo este o último trabalho do grupo antes de sua ruptura, definindo sua discografia como uma significante e poderaosa instrumentação do rock & roll.
Posteriormente Bogert e Appice formaram um terceto com Jeff Beck, denominado Beck, Bogert & Appice.
Ps.: Ouçam a música EVIL, presente nos dois discos. E nos links "experimente" baixe os dois discos.
Experimente Howlin' Wolf
Experimente Cactus
Este post é dedicado ao membo honorário do Blog, Sir Rodrigo Eduardo Giareta. Obrigado mais uma vez pela "intervenção" no blog.
ResponderExcluirfuçando e descobrindo essa pérolas.... kkkkkkkkkkk curto demais..... abraço
ResponderExcluirTou te seguindo, cara!
ResponderExcluirBlogo muito bom!
Abração