terça-feira, 21 de abril de 2009

SCHOOL'S OUT FOR SUMMER!



Ele nasceu em 04 de fevereiro de 1948, sobre o nome de Vincent Furnier em Detroit, Michigan. Quando pequeno descobriu que sofria de Asma, o que leva a sua família a realizar diversas mudanças durante a sua infância. Aos 10 anos, seu pai é nomeado ministro da Igreja de Jesus Cristo, levando sua família a última mudança, desta vez para Phoenix, para ajudar os nativos da região.

10 anos depois, Vincent começa a adoecer. Após uma cirurgia, descobrem que ele tem peritonites e apendicite. Muito enfraquecido, passa por uma cirurgia (que lhe deixa as famosas cicatrizes que são visíveis no poster do álbum Killer, de 1971). Nesse tempo, ele fica tão debilitado que passa um ano na cama vendo televisão o que lhe confere um gosto muito grande por filmes.

É meu amigo, essa história parece coisa de cinema, mas aconteceu mesmo. Vincent Furnier, mais conhecido pelo seu pseudônimo de ALICE COOPER é uma das lendas vivas do Rock N' Roll! Após 4 discos que pouco fizeram (Pretties For You - 1969, Easy Action - 1970, Love It To Death - 1971 e Killer - 1971), veio o que pra mim é disco que representa o som do Alice Cooper: SCHOOL'S OUT! A partir do disco Love It To Death é que começam a surgir as "teatralidades" do grupo. Passam a incluir a famosa cobra, camisa de força, e as primeiras formas de morte do vocalista. Depois de algumas tentativas se decidem pela cadeira elétrica.

Durante a turnê do álbum Killer, começam a surgir as marcas que seriam associadas ao nome Alice Cooper para sempre: forca, maquiagem com apenas um risco em cima e um risco em baixo, violência no palco ("Killer"), bebês sendo mortos ("Dead Babies"), etc. A banda já havia mostrado que viera para ficar, e chega a vez de, em 1972, lançarem o álbum "School’s Out".

O álbum precisava de um pequeno empurrão para alavancar as vendas, e Shep Gordon sabe como fazê-lo. Encomenda mil calcinhas de material inflamável da Inglaterra, produto proibido nos EUA. Ele acerta tudo para que as calcinhas não passem pela fiscalização sem serem apreendidas, e no dia seguinte os jornais do país inteiro mostravam que o novo álbum de Alice Cooper, "School’s Out", traria calcinhas em seu interior.

Após lançarem o álbum ele chega à segunda posição nos EUA e Inglaterra. O single da música homônima ao álbum chega a primeiro lugar, e é o mais vendido pela Warner Bros na época. A música, de acordo com Alice, tenta capturar o que seriam os três últimos minutos de aula no último dia antes das férias. O álbum também traz "Gutter Cats vs. The Jets", baseada na violência do filme "Laranja Mecânica", que traria brigas ao palco quando fosse tocada ao vivo.

Alice Cooper sempre mostrou-se um bom ator e influenciou muitas outras bandas que viriam a surgir logo depois (quer coisa mais alicecooperiana que a maquiagem do Kiss? Ou os riffs de guitarra de Slash, que inclusive já gravou um diversas faixas com o próprio e participou de um sem número de shows.)

Bem, sem mais delongas, é hora de experimentar. Como diz a frase final da música homônima: SCHOOL'S OUT COMPLETELY! Enjoy!

2 comentários:

  1. Scholl's out é uma das minhas músicas prediletas, me faz lembrar dos bailinhos de garagem nos idos anos setenta.
    Aliás, Tia Alice é o responsável pelo meu vício em rock' n' roll.
    Gostei muito de ler o seu blog.

    Léo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Léo. Tenha certeza de que muito mais vem por ai.

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir