domingo, 30 de agosto de 2009

Hey Jealousy.

Tem dias que você acorda com uma vontade louca de ouvir uma música ou um cd. E desde sexta-feira que eu tenho essa vontade com a Gin Blossoms. A década de 90 foi importanta para o surgimento de muitas bandas que faziam um rock simples mas gostoso de ouvir. Foi assim que conheci COUNTING CROWS, COLLECTIVE SOUL, SEMISONIC, entre tantas outras, incluindo a GIN BLOSSOMS, bandas que irão passar por aqui em breve.

Em 1991, lançam o EP Up & Crumbling. Dois anos depois, com o lançamento do single Hey Jealousy o Gim Blossoms é tirando do circuito das college radios e apresentando ao mainsteam e começa a ser comparada com Byrds e REM. No mesmo ano sai seu primeiro algum pela gravadora, New Miserable Experience, incluindo o segundo hit Found Out About You. Tanto o álbum quanto seus primeiros singles ´dominam´ as rádios e a MTV, ajudando à estréia chegar na casa de um milhão de cópias vendidas.


Mas o sucesso causa a primeira baixa na banda, Hopkins, principal letrista do grupo, perde a batalha contra o álcool e a depressão e acaba demitido logo após o lançamento de New Miserable Experience, em seu lugar entra o guitarrista Scott Johnson. Boatos indicavam que o Gim Blossoms acabaria, já que não conseguiria se manter sem as letras e a voz melancólica de Hopkins que, em 5 de dezembro de 1993, suicida-se com um tiro.


Dois anos depois do lançamento de New Miserable Experience, o grupo lança o single Till I Hear It From You, que também é lançada na trilha do filme Empire Records. A canção é um grande sucesso nas rádios, mas é com Follow You Down, também do disco Congratulations… I´m Sorry, que o Gim Blossoms passa a ser conhecido mundialmente. No Brasil, Follow You Down entra na programação das rádios roqueiras e até mesmo das mais populares. O disco vai bem durante seis meses, depois desaparece totalmente das paradas. O grupo, ainda assim, sai em turnê, mas se separa em 1997.


Em 2001, a banda se reúne novamente para um concerto no Ano Novo. Resolvem sair em nova turnê e lançam um DVD ao vivo. Em 2002 relançam Dusted, álbum originalmente de 1999, e, no ano passado, sai um novo álbum com canções inéditas Major Lodge Victory, mas sem o mesmo impacto dos dois primeiros trabalhos.


2 comentários:

  1. Também tenho carinho pela banda. Volta e meia paro para ouvir. E também gosto muito do Empire Records. Aquele tipo de loja praticamente não existe mais.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Por aqui as lojas simplismente ficaram no esquecimento. Ainda bem (ainda bem) que temos a internet que nos proporciona bons reencontros e muitas novidades.

    Grande abraço

    ResponderExcluir