quarta-feira, 8 de agosto de 2012

No Exit

O Fates Warning nasceu quando o baterista Steve Zimmerman e os guitarristas Jim Matheos e Victor Arduini, cansados de tocar covers, decidem montar uma banda para compor material próprio. Na fila de ingresso de um show do Black Sabbath os três conheceram Joe DiBiase, que era cambista e ofereceu ao trio ingressos para o show. Após uma rápida conversa o quarteto descobriu que tinham as mesmas influências e que Joe era baixista e então o convidaram a participar da banda. Para completar o grupo foi chamado John Arch, vocalista de uma banda cover do Iron Maiden.

O quinteto adotou o nome de Misfit (o nome foi idéia de Joe DiBiase) que logo foi mudado para Fates Warning por sugestão do baterista Steve Zimmerman. Fates Warning é um trecho da canção "The Calling" de autoria da própria banda e que está presente no álbum "Night on Bröcken". Zimmerman achou o trecho marcante e sugeriu o nome aos seus colegas que gostaram da ideia. O primeiro fruto do trabalho da banda foi a inclusão da música "Soldier Boy" na coletânea Metal Massacre 5 em 1984. Essa coletânea é famosa por ter revelado grandes nomes do metal como Metallica e Slayer, por exemplo.


No Exit é o quarto álbum da banda lançado em 1988. Liricamente, ele marca uma mudança radical em relação aos três álbuns passados, ao focar mais na sociedade e paisagens etéreas do que os temas esotéricos adotados em álbuns como The Spectre Within e Awaken the Guardian. Ele marca a estreia do vocalista Ray Alder.

O álbum é o mais popular da banda: embora tenha alcançado apenas a posição 111 nas paradas estadunidenses, permaneceu nas paradas durante treze semanas, mais tempo do que qualquer outro álbum da banda. O título do álbum foi inspirado pela peça de teatro No Exit escrita por Jean-Paul Sartre em 1944.

Serve de fonte de inspiração pra quem gosta de Dream Theater e bebe na fonte de Queensrÿche! Inclusive, o disco Operation: Mindcrime do Queensrÿche foi lançado no mesmo ano. Detalhe: eles também tiveram a primeira música lançada na coletânea Metal Massacre. Vale a pena ouvir, sonzeira de primeira.

Experimente Fates Warning:

Nenhum comentário:

Postar um comentário