quinta-feira, 18 de junho de 2015

The Book Of Souls: Iron Maiden confirma novo álbum


O aguardado novo álbum de estúdio do Iron Maiden, The Book Of Souls, será lançado mundialmente no dia 4 de setembro pela Parlophone Records (Sanctuary Copyrights/BMG nos EUA). Foi gravado em Paris com o produtor de longa data Kevin "Caveman" Shirley no final de 2014, com alguns toques finais acrescentados no começo deste ano. A banda decidiu atrasar o lançamento de forma que o vocalista Bruce Dickinson, que recentemente curou-se de um câncer, tivesse tempo para se recuperar o suficiente para se juntar às preparações para o lançamento do álbum.

A sensacional arte da capa foi criada por Mark Wilkinson, que já trabalhou anteriormente com a banda, e como o álbum de 11 faixas tem um tempo total de 92 minutos, é o primeiro álbum de estúdio duplo da história do Iron Maiden. Houve mais participação de todos no processo de composição quando comparado aos álbuns anteriores do Maiden, com o baixista e membro fundador Steve Harris contribuindo com sete das faixas; seis delas com os guitarristas e uma composição solo. Essa também é a primeira vez desde Powerslave que um álbum de estúdio do Iron Maiden traz duas faixas escritas por Bruce Dickinson, uma delas a mais longa que o Iron Maiden já gravou. Há ainda duas colaborações de Dickinson e Smith.

Comentários de Steve:
"Fizemos este álbum de uma forma diferente de como gravamos anteriormente. Muitas das faixas foram compostas enquanto estávamos no estúdio e as ensaiamos e gravamos enquanto ainda estavam frescas, e acho que esse imediatismo realmente aparece nas canções. Elas tem um sentimento de faixas ao vivo nelas, eu acho. Eu estou muito orgulhoso de The Book Of Souls, todos estamos. E estamos ansiosos para que os fãs ouçam, e para levar isso para a estrada no ano que vem".

Comentários de Bruce:
"Estamos realmente animados com The Book Of Souls e nos divertimos muito criando o álbum. Começamos a trabalhar nele no final do verão de 2014 e gravamos no Guillame Tell Studios em Paris, onde fizemos o Brave New World em 2000, então o estúdio trazia memórias especiais para todos nós. Ficamos encantados em descobrir que a mesma vibração mágica ainda estava viva e chutando tudo por lá. Imediatamente nos sentimos em casa e as ideias começaram a fluir. Quando terminamos concordamos que cada faixa era parte integral de um conjunto que precisava ser um álbum duplo. Então vai ser um álbum duplo!"

O tracklist completo de The Book Of Souls é:

Disc 1
01. IF Eternity Should Fail (Dickinson) 8:28
02. Spees Of Light (Smith/Dickinson) 5:01
03. The Great Unknow (Smith/Harris) 6:37
04. The Red And The Black (Harris) 13:33
05. When The River Runs Deep (Smith/Harris) 5:52
06. The Book Of Souls (Gers/Harris) 10:27

Disc 2
07. Death Or Glory (Smith/Dickinson) 5:13
08. Shadows Of The Valley (Gers/Harris) 7:32
09. Tears Of A Clown (Smith/Harris) 4:59
10. The Man Of Sorrows (Murray/Harris) 6:28
11. Empire Of The Clouds (Dickinson) 18:01

Formatos
2CD deluxe hardbound book limited edition
2CD standard edition
Triple heavyweight black vinyl
High res audio (24-bit Mastered for iTunes and non-Mastered for iTunes)
Standard res audio (16 bit/44.1 kHz)

The Book Of Souls é o 16º álbum de estúdio desde o debut de 1980 que chegou ao #4 no Reino Unido, em uma carreira de vendas de mais de 90 milhões de álbuns em todo o mundo. Seu álbum anterior, The Final Frontier de 2010,  foi o maior sucesso do Maiden nas paradas até o momento, chegando a número 1 em 28 países, e sua melhor posição nos EUA, chegando a #4 na Billlboard 200.

Devido à doença de Bruce a banda teve de adiar os planos de turnê, mas promete voltar para a estrada novamente no próximo ano, dando tempo a Bruce para que ele se recupere completamente, para que esteja pronto para os rigores exigidos pelas performances ao vivo do Iron Maiden.


Nenhum comentário:

Postar um comentário