quinta-feira, 2 de abril de 2015

Da série "qualquer semelhança é mera coincidência"


Antes de começar esse post é preciso avisar: Ele contém "spoilers". Essa coluna já é escrita tem algum tempo, onde comparamos as semelhanças entre músicas de artistas. Plágio? Cópia escrachada? Ou simplesmente coincidência?

Vamos começar com uma música lançada em 1994 pelo banda de rock industrial Nine Inch Nails. No ápice de sua carreira, Trent Reznor, o mentor, idealizador e vocalista da NIN lançou uma sonzeira chamada "Hurt", a qual você ouve abaixo.


Ok, mas você deve estar se perguntando onde quero chegar, certo? Em 2002, o ícone do Southern Rock e Country Music, Johnny Cash, depois de passar por um período de "vacas magras" resolve lançar mais um disco da série "American", e este teria o título "American IV". A maior parte das faixas são covers executados por Cash em seu próprio estilo, com a ajuda do produtor Rick Rubin.

Cash contou com backing vocals de vários artistas, como Fiona Apple, Nick Cave e Don Henley. Este foi o último disco lançado por Johnny Cash em vida, sendo o primeiro a vender mais de 500 mil cópias em 30 anos. Ali há uma releitura de "Hurt" do NIN, que você ouve logo abaixo.


Legal, mas e aí? Bom aí você ouve a versão de Johnny Cash e qual música vem a sua cabeça? Deixo você pensar um minuto. Pensou? Em 2001, Cássia Eller, uma das artistas mais promissoras do rock e da música brasileira chega ao estrelato lançando com louvor "Acústico MTV". Lá estava uma canção escrita por Nando Reis que se chama "Luz Dos Olhos". Aahhh, agora a coisa começa a clarear né?

Ele relançou a música no seu disco "A Letra A" de 2003, que você ouve abaixo. O resto? Bom, qualquer semelhança....


Nenhum comentário:

Postar um comentário