quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Especial Quentin Tarantino (pt.2)


Semana passada você viu a primeira parte de um especial sobre o Quentin Tarantino que foi muito legal. Agora, a gente vai continuar, se liga aí

Kill Bill Vol. 2


Uma coisa bacana de Kill Bill é que não existe spoiler. Você sabe bem o que vai acontecer: ela vai matar o Bill. O que é importante no filme é como Beatrix Kiddo chegará ao seu objetivo. Quanto mais ela se aproxima de seu objeto de vingança, mais parece que o filme tenta te oprimir. As lutas são mais próximas, mais cruéis e tudo parece muito mais pesado do que no primeiro filme.

A trilha deste filme foi escolhida por Robert Rodriguez, parceiro de longa data do Tarantino, para retribuir o amigo que dirigiu uma sequência no seu Sin City. As escolhas de Rodriguez criam um clima mais árido, mais sombrio. Tanto pelas músicas do próprio, quanto músicas do Johnny Cash e do Enio Morricone. Mas a música mais marcante á a final, "Goodnight Moon", do Shivaree, que surge quase como um alívio, de trabalho cumprido.


À Prova De Morte


À Prova de Morte deve ser pensado de dois modos: como foi planejado inicialmente, como parte do projeto "Grindhouse", junto do Robert Rodriguez e como um filme sozinho, como foi lançado pelo mundo.

"Grindhouse" era um projeto para emular sessões de filmes B dos anos 70, com sangue, monstros e mulheres do modo mais apelativo possível. O filme do Tarantino, ao ser visto com o do Rodriguez fica menos sério e mais cômico, pela experiência mesmo. Mas À Prova de Morte, sozinho, é um filme com cenas de altíssima tensão, para contar a história de um dublê psicopata que usa seu carro como arma na perseguição de um grupo de mulheres.

A trilha é completamente aleatória, talvez para alimentar a lenda que Tarantino teria um Jukebox com vários discos raros e que seria de lá que todas as músicas saíam. O destaque da trilha é "Down To Mexico", do The Coasters, que embala uma bela lap dance.


Bastardos Inglórios


Um dos melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, Bastardos Inglórios desvirtua toda a história para falar sobre uma tropa de elite formada por judeus com um único objetivo: matar nazistas. E de um modo cruel. Mas nada nesse filme supera a atuação espetacular de Christoph Waltz como o coronel nazista Hans Landa. Ele rouba a cena toda vez que aparece no filme. Nem preciso falar que ele está nas melhores cenas.

A trilha sonora é bem clássica, mais próxima ao tema do filme, e uma das poucas que fogem disso é "Cat People", do David Bowie, na cena abaixo.


Django Livre


Uma jornada de vingança, confere. Com violência estilizada, confere. E um roteiro esperto - apesar de não estar tão genial dessa vez -, também confere. Parece que pegaram todos os clichês do Tarantino e colocaram em um filme só. E isso não é ruim. Django Livre é um filme divertidíssimo, que dá uma mexida forte e reanima o Western. Sally Menke, montadora de todos os filmes do Tarantino que faleceu em 2010, faz uma falta visível ao não sentirmos aquele ritmo que estamos acostumados. Destaque - novamente - para Christoph Waltz, que rouba a cena.

A trilha reúne soul, funk e hip hop com temas clássicos do western spaghetti e é uma das mais legais já feitas pelo Tarantino. Destaque para o mash-up de Tupac com James Brown.


E você, quais os filmes preferidos do Quentin Tarantino?

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