sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Grand Funk Railroad e o "Álbum Vermelho"


Formados em 1964 na cidade de Flint em Michigan nos Estados Unidos, desde o começo o negócio da banda era diversão e tocar o mais alto que pudessem. E, muito antes de as bandas que conhecemos hoje, por sua imensa contribuição ao mundo do rock e heavy metal, muito antes, existiu uma chamada Grand Funk Railroad.

Se o propósito era tocar o mais alto possível, então é bem possível que o baixista Don Lester tenha "inventado" uma nova sonoridade para o instrumento. Isso porque, nas gravações do disco, um falante do amplificador rachou de tão alto que a banda tocava, fazendo com que o timbre de seu instrumento saísse distorcido. Essa técnica hoje é usada por outro mestre das 4 cordas, Mr. Lemmy Kilmister. Lógico que não com os alto-falantes rachados, mas pode-se dizer que a técnica de usar distorção no baixo foi criada por Don Lester.

E o Red Album, como é conhecido o segundo álbum da Grand Funk Railroad é na minha modesta opinião o melhor disco deles, o que mais caracteriza o som da banda. Não menosprezemos On Time, nem E Pluribus Funk, muito menos We're An American Band, mas Red Album é paulera do início ao fim.

"Got This Thing On The Move" é até hoje a melhor música de abertura de um disco, com aquele riff sensacional que parece que vai te engolir. "Mr. Limousine Driver" seguida de "In Need" e "Paranoid" são a trinca perfeita, e a hipnótica "Inside Looking Out" é um tiro certeiro.

E, se o tiro não saiu pela culatra, mas foi certeiro, é certo que você não vai deixar passar em branco e vai ouvir no volume máximo. O disco está na íntegra abaixo pra você, curta que é demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário