segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dez coisas que você não sabia sobre a música dos Beatles


Aproveitando a onda dos 45 anos do White Album, resolvemos compartilhar uma matéria que a revista Rolling Stone postou: Dez coisas que você não sabia (ou achava que não sabia) sobre a música dos Beatles.

O primeiro disco que Scott Freiman teve era da Família Dó Ré Mi. Um tio rapidamente deu um jeito no problema, dando para o garoto de 10 anos cópias de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e do Álbum Branco, dos Beatles e, desde então, Freiman é fã da banda.

Trabalhando como compositor e engenheiro, ele, hoje com 49 anos, desenvolveu uma série de palestras sobre a música do Fab Four, incluindo "Deconstructing Sgt. Pepper", "Looking Through a Glass Onion" (sobre o álbum branco) e "Tomorrow Never Knows" (sobre Revolver). Foi uma vida inteira de amor pela banda. "Eu contei a um amigo de colégio o que estava fazendo, e ele disse: 'Oh, sempre soube que você estaria fazendo isso'", conta Freiman.

Tendo apresentado suas palestras para funcionários do Facebook e do Google (a Pixar é a próxima), Freiman vai ministrar também um curso sobre os Beatles na Universidade de Yale, no segundo semestre.

O foco de Freiman é apenas na música do quarteto. "Se alguém diz que tem um guardanapo usado por John Lennon, não me interesso", ele diz. "Eu me interesso apenas pelo processo criativo". Veja abaixo dez curiosidade da música dos Beatles, mostradas por Freiman.

01 - Paul tocou a guitarra principal em "Ticket To Ride"

Conhecido como um grande baixista, Paul McCartney tocou a guitarra principal em diversas músicas dos Beatles, incluindo "Ticket To Ride", "Taxman", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Good Morning Good Morning".


02 - O som dos kazoos em "Lovely Rita" foi feito com pentes enrolados em papel higiênico

O papel higiênico da gravadora EMI "era muito fino", diz Freiman. "Eles mandara o Mal Evans ir ao banheiro pegar".


03 - Trecho de "A Day In The Life" foi inspirado em "Hey Joe"

Paul McCartney foi um grande fã da chegada de Jimi Hendrix ao Reino Unido. "Hey Joe" inspirou diretamente a ponte em "A Day In The Life".


04 - A introdução de "I Feel Fine" vem de "Watch Your Step", de Bobby Parker

John Lennon era fã do guitarrista de R&B Bobby Parker, cujo hit "Watch Your Step" foi tocado pelos Beatles em shows entre 1961 e 1962. "I Feel Fine" é inspirada no riff. "O Led Zeppelin usou o riff de forma mais óbvia em 'Moby Dick'", diz Freiman.


05 - "Her Majesty" apareceu originalmente no medley de "Abbey Road"

Quando os 23 segundos de "Her Majesty" foram cortados do medley que compõe o lado B de Abbey Road, o trecho foi parar no fim da fita. Ao ouvir a música lá, os integrantes da banda decidiram deixar o conteúdo ali como uma faixa "escondida" do álbum. "Está faltando o último acorde, porque esse era também o primeiro acorde de 'Polythene Pam'", diz Freiman.


06 - John e George cantaram "Frère Jacques", canção de ninar francesa, em "Paperback Writer", como parte dos backing vocals.


07 - George tocou baixo em "She Said She Said"

É uma gravação com um agrupamento raro dos Beatles, do qual Paul McCartney não participou.


08 - Paul tocou bateria em "Back In The USSR" e "Dear Prudence"


09 - "Good Morning Good Morning" foi inspirada em uma propaganda de cereal, e o galo que canta é o mascote da marca.


10 - O violão flamenco do começo de "Bungalow Bill" era na verdade um Mellotron

Os fãs de Beatles especulavam qual membro da banda teria tocado a introdução de "The Continuing Story Of Bungalow Bill", mas Freiman revelou que na verdade era "apenas alguém tocando Mellotron e usando o efeito de um violão flamenco".


Gostou? Então conta pra gente se você sabe de alguma curiosidade que não foi postada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário