sábado, 16 de novembro de 2013

Especial: Dez filmes que deram nomes a bandas


Não é de hoje que muitas bandas, quando estão no começo de suas vidas musicais, acabam emperrando num fator simples, mas que pode fazer toda a diferença em sua carreira: o nome. E mutas bandas buscam inspiração em fontes diversas, como um livro, uma poesia, um instrumento de tortura e também em filmes.

Pensando nisso, o pessoal do BOL listou 10 bandas que tiveram seus nomes inspirados em filmes. Veja abaixo a lista completa:

Black Sabbath (1963)


O título do clássico italiano de terror, que tem no elenco Boris Karloff (o mago do terror), Glauco Onorato e Carla Mignone, foi aposta de Ozzy e sua trupe para tentar angariar público e fazer sucesso. O grupo, que no começo tinha uma pegada mais voltada para o Blues e já havia se chamado Polka Tulk Blues Band, Polka Tulk e Earth, já estavam cansados da onda hippie e resolveram chutar o balde, adicionando (por intermédio de Geezer Butler) peso e falando abertamente de ocultismo. A fórmula deu certo e originou o Heavy Metal.



Misfits - 1961


"Os Desajustados" (ou "Misfits", no original) foi o último filme do astro Clark Gable, que morreu duas semanas após as filmagens, vítima de ataque cardíaco. Com Marilyn Monroe e Montgomery Clift, o drama de sotaque "country" mostra uma divorciada desiludida que se aproxima de um grupo de cowboys desajustados. Tal "desajuste" serviu de inspiração para Glenn Danzig formar o Misfists, em 1977, banda inventora do chamado Horror Punk. A banda influenciaria mais tarde a banda Metallica.


My Bloody Valentine - 1981


O terror "B" canadense "My Bloody Valentine" segue a esteira de filmes como "Halloween" e "Sexta-Feira 13". A história trata das consequências de um terrível assassinato em massa de 22 pessoas, em pleno Dia dos Namorados. Famoso por ter tido cerca de 9 minutos de cenas violentas censuradas, o longa inspiroj a banda de rock alternativo irlandeda do mesmo nome.


Mudhoney - 1965


O polêmico filme de Russ Meyer (de "Faster, Pussycat! Kill! Kill!, que também deu origem a outra banda que foi sucesso nos anos 80/90, a Faster Pussycat) retrata um triângulo amoroso em 1933, época da grande depressão americana. Envolve traição, cobiça, fanatismo religioso e cenas de nu. O "mundo cão" retratado foi homenageado pela banda homônima de Seattle, uma das mais importantes do movimento grunge.


Alphaville - 1965


Na história distópica de Jean-Luc Godard, com Anna Karina e Eddie Constantine, o agente Lemy Caution é enviado à uma cidade futurista para tentar destruir o computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos da população. Vinte anos depois do filme, o nome da cidade foi resgatado pela banda alemã de synthpop Alphaville, de hits como "Forever Young" e "Big In Japan".


Bad Company  - 1972


No longa, Barry Brown e Jeff Bridges encarnam uma dupla de jovens que foge do serviço militar durante a guerra civil americana para tentar uma nova vida. Com pitadas de crítica política, o westerns de Robert Benton inspirou a banda formada por Paul Rodgers em 1973, após deixar o Free.


The Damned - 1969


A produção ítalo-germânica é conhecida como a primeria da "trilogia alemã" do cineasta Luchino Visconti, qeu depois filmaria "Morte em Veneza"(1971) e "Ludwig" (1973). Durante a era nazista, uma família aristocrática empreende uma verdadeira guerra interna para chegar ao poder. Na Londres cinza de 1976, o punk toma o título emprestado pelo grupo "The Damned", do vocalista David Vanian.


The Mission - 1986


Estrelado por Robert De Niro, o drama histórico britânico tem como protagonista Rodrigo Mendoza, um violento mercador de escravos espanho, que mata o próprio irmão na disputa pelo amor da mulher. No mesmo ano, Wayne Hussey e Craig Adams, egressos do The Sisters Of Mercy, formavam o gótico The Mission.


God Speed You! Black Emperor - 1976


O documentário japonês de 1976, dirigido por Mitsuo Yanagimachi, acompanha um grupo de motoqueiros com tendências nazistas pelas ruas de Tóquio, os "Black Emperors". Filmado em preto e branco, originou a cultuada banda canadense de post-rock do mesmo nome.


White Zombie - 1932


O clássico "Zumbi Branco" (na versão nacional) é conhecido por ser o primerio a mostrar no cinema este tão querido morto-vivo. Na trama, Bela Lugosi interpreta um feiticeiro que revive os mortos para ter mão de obra em sua fábrica. Inspirado pelo filme, o vocalista Rob Straker montou a banda White Zombie em 1985. Mais tarde ele ainda mudaria o nome artístico para Rob Zombie.


E você, tem alguma sugestão de nome que não consta nessa listagem? Conte pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário