terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Faithful Servant, a coluna das análises de nosso novo colunista, Fábio Brod.


Antes de mais nada, é com imenso prazer que o Aumenta recebe seu mais novo colunista, Fábio Brod. Ele já circulou por aqui quando escreveu "O Dia em que Roger Waters sentiu-se Cornélio". Agora, ele nos brinda com análises aprofundadas de letras de músicas e, principalmente de sua maior fonte de inspiração a The Band.

E, pra começar em alto estilo, ele nos brinda com "The Night They Drove Old Dixie Brown", um clássico da The Band. Sente-se confortavelmente, bote um fone de ouvido e curta a música enquanto lê nossa coluna. 


Creditada a Robbie Robertson, a letra do clássico definitivo dA Band foi escrita por Robbie e Levon Helm. Em sua autobiografia, Helm conta que o processo criativo dos dois primeiros álbuns envolvia uma espécie de workshop entre os membros da banda. Todos contribuíam, tanto na letra quando na música em si. Levon conta que ele e Robbie foram a uma biblioteca para pesquisar sobre a guerra civil de modo que este, de origem canadense, pudesse obter mais dados históricos.

"De acordo com a Enciclopédia Britânica, o termo “Dixie” refere-se aos estados do sul dos EUA, principalmente aqueles que faziam parte dos Estados Confederados da América (1860-1865) durante a Guerra Civil americana. Esse nome, por sua vez, vem de uma música composta em 1859 por Daniel Decatur Emmet, que se tornou popular como uma “marching song” para o Exército Confederado. explicação mais comum para a origem do termo remonta às notas de 10 dólares emitidas antes de 1860 pelo Citizens’ Bank de Nova Orleans e que possuíam a palavra dix (dez, em Francês) impressa em um dos lados".

Virgil Caine is the name and I served on the Danville train
'Til Stoneman's cavalry came and tore up the tracks again

Virgil Caine é o personagem que protagonisa e “canta” a música. Ele foi um soldado confederado que serviu na linha do trem de Danville. A linha férrea entre Danville e Richmond foi uma importante linha de fornecimento de suprimentos para o exército confederado durante a guerra civil, principalmente porque ligava Richmond (considerada a capital dos estados confederados) ao resto da Confederação. Porém, durante a guerra, a linha foi destruída após sucessivos ataques liderados, entre outros, pelo general de cavalaria George Stoneman. Considerado um péssimo estrategista e culpado pela derrota na batalha de Chancellorsville em 1863, Stoneman foi designado, em 1864, comandante de uma unidade de cavalaria que ficou conhecida como “O Exército de Ohio”. Suas ordens, porém, não eram de batalha, mas subjugar e punir civis rebelados. Suas ações incluíam a destruição de suprimentos e linhas de fornecimento de tais bens.


In the winter of '65, we were hungry, just barely alive
By May the tenth, Richmond had fell
It's a time I remember, oh so well

Aqui entra em cena outro personagem do exército da União: Philip Sheridan. Em junho de 1864 ele derrotou as forças confederadas do Vale Shenandoah e destruiu toda a infraestrutura do vale. Dessa maneira, os fazendeiros ricos da região tiveram suas fazendas devastadas de forma massiva, fazendo com que eles não pudessem mais sustentar nenhum exército confederado. O cerco de Sheridan durou de junho de 1864 até abril de 1865, fazendo com que as tropas confederadas, durante este período, não passasem de farrapos mortos de fome. A rendição dos confederados foi assinada uma semana após alguns assaltos a Richmond na noite de 2-3 de abril. O dia 10 de maio, porém, foi marcado historicamente como o fim da guerra, pois foi nesse dia que o Presidente Confederado Jefferson Davis foi capturado. Assim, o 10 de maio ficou marcado, oficialmente, como “a noite em que eles se dirigiram à “velha Dixie”.

The night they drove old Dixie down
And the bells were ringing
The night they drove old Dixie down
And the people were singing
They went, "La, la, la…"

Back with my wife in Tennessee, when one day she called to me
"Virgil, quick, come see, there goes the Robert E. Lee"

Após a Guerra, Virgil retorna ao Tennessee, sua provável terra natal. Um certo dia sua esposa o chama para ver Robert E. Lee passando. Lee foi o mais famoso dos generais confederados, sendo idolatrado por todo o sul dos EUA e considerado um herói de guerra. 


Now, I don't mind choppin' wood, and I don't care if the money's no good
You take what you need and you leave the rest

Talvez tomado pelas lembranças, ao avistar o general Lee, Virgil expressa seus sentimentos a respeito da Guerra e de como ele se sente com tudo o que havia passado. Ele não se importa em cortar lenha para sobreviver, nem se o dinheiro é pouco. Vive-se com o que se precisa e o resto é o resto...

But they should never have taken the very best

Porém, Virgil se importa com as conseqüências da Guerra lembrando a perda de vidas, uma vez que “eles nunca deveriam ter levado os melhores”. A guerra dourou até 1865 e estima-se que 600 mil pessoas morreram durante o conflito.

The night they drove old Dixie down
And the bells were ringing
The night they drove old Dixie down
And all the people were singing
They went, "La, la, la…"

Like my father before me, I will work the land
Resignado, ele quer voltar às origens como agricultor.

And like my brother above me, who took a rebel stand
He was just eighteen, proud and brave, but a Yankee laid him in his grave

E, novamente lamentando uma perda na Guerra (o irmão mais velho, mas mesmo assim com apenas 18 anos), ele aceita a derrota quando se refere ao irmão, e conseqüentemente a ele mesmo, que “tomou partido” dos rebeldes (took a rebel stand). Sendo um confederado por opção ele somente iria se autodenominar como rebelde ao aceitar que havia sido derrotado. Neste ponto torna-se importante o estado natal do personagem – Tennessee. Este estado, juntamente com Missouri e Kentucky, estava hesitante sobre qual lado deveria apoiar, uma vez que não era um estado com grandes fazendas escravagistas, mas formado principalmente por minifúndios e dirt farmers. O governo do Tennessee foi o último a declarar a secessão da União, ou seja, a apoiar a Confederação. Desta maneira, os Caine escolheram (took a stand: escolher, decidir, tomar partido) a “rebelião” e, após a derrota, Virgil se resigna e aceita o fato.

I swear by the mud below my feet
You can't raise a Caine back up when he's in defeat

Enfim, completamente resignado, ele jura pela lama sob os próprios pés (enfatizando a miséria de um ex-soldado confederado que corta lenha para sobreviver) que um Caine não pode ser re-erguido após estar derrotado. Alguns estudiosos da obra dA Band, defendem que o nome Caine é um trocadilho com Caim (em Inglês, esses nomes têm praticamente a mesma pronúncia). Essa escolha enfatizaria a rebeldia dos irmãos rebeldes e a “justa” punição imposta e o fato de que, uma vez caído, um Caine/Caim não poderá ser re-erguido. Além disso, a Guerra da Secessão foi considerada uma guerra entre irmãos, referindo-se tanto aos estados irmãos quanto a irmãos que lutaram (matando-se uns aos outros, por vezes) em lados opostos. Como sabemos, o personagem bíblico Caim matou o irmão Abel. E todos sabemos quem foi o verdadeiro derrotado...

The night they drove old Dixie down
And the bells were ringing
The night they drove old Dixie down
And all the people were singing
They went, "La, la, la…"

Quanto ao refrão, “A noite” pode ser uma alusão à noite específica da rendição, na qual os vencedores se dirigiram triunfantes à “velha Dixie”. Além disso, a palavra noite evoca a escuridão, a tristeza, a morte. O restante pode ter um duplo sentido: um lamento dos derrotados (sinos eram tocados em sinal de aviso e derrota) ou uma zombaria dos vencedores (la, la, la).



Nenhum comentário:

Postar um comentário