segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Os Melhores Discos de 2014 na Opinião de Fábio Brod



Fabio Brod foi uma das grandes revelações este ano para o Aumenta. Hoje, o Doutor (quiçá PHD) em Ciência de Alimentos e primo de nosso editor chefe, é um amante da boa música. E isso se comprova na lista que ele escolheu como os melhores do ano de 2014. Dá pra ver que o gosto e o conhecimento do rapaz não se resume apenas a The Band, e passa por uma seleção muito bem feita, que agora compartilhamos com vocês.


Pink Floyd - The Endless River

Um dos lançamentos mais aguardados do ano (se não O mais) desde o anúncio  de que um novo álbum do Floyd seria lançado. A notícia de que seriam “sobras de estúdio” das gravações do "The Division Bell" não desanimou a maioria dos fãs. Apesar de não ser um dos grandes álbuns do Pink Floyd, foi uma grata surpresa e um presente aos fãs que esperaram 20 anos para ouvir material inédito. O álbum, em si, é uma compilação de ideias não utilizadas em The Division Bell e traz a sonoridade da banda naquela época. O destaque fica por conta da única música com vocais "Louder Than Words", uma espécie de despedida a Richard Wright. Talvez a grande notícia envolvendo esse álbum foi o anúncio oficial de que este é o último da banda. Enfim, um requiem digno.
Louder Than Words


DeWolff - Grand Southern Electric

Neste quinto álbum, os holandeses do DeWolff adicionam mais uma camada ao seu space blues rock. Uma camada de Southern rock. Lembrando The Allman Brothers em algumas composições, licks e riffs, a pegada sessentista da banda segue intacta. Ponto pra eles.
Dance of the Buffalo


Rival Sons - Great Western Valkyrie

Ah, os anos 70. A época de ouro do rock. A época do hard. Rival Sons é um dos melhores grupos de rock a fazer uso da sonoridade setentista. Dê o play em "Secret", do mais recente álbum da banda, feche os olhos e seja transportado no tempo. 
Secret 


Johnny CashOut Among The Stars

Um álbum aguardadíssimo por este que vos escreve. No início dos anos 80, a música country perdeu completamente a profundidade, transformando-se em algo inócuo e comercial. Tão inócuo que os executivos da gravadora de Johnny Cash não aprovaram o material que ele havia composto para o, então, próximo lançamento. Essas composições ficaram esquecidas e acabaram perdidas após sua morte. Mas eis que elas foram descobertas pelo filho de Johnny Cash, que tratou logo de produzir o álbum inacabado. O resultado é um retrato das composições de Johnny Cash naquele período, cujos temas variam de histórias trágicas (Out Among The Stars) a lorotas hilárias (If I Told You Who It Was), passando pelas clássicas baladas de coração partido (She Used To Love Me A Lot). Um álbum que refresca nossa memória e nos lembra quão poderosa era essa voz.
If I Told Who It Was



Old Crow Medicine Show - Remedy


Uma banda que esqueceu que instrumento elétricos já foram inventados. Crítica? Longe disso. Quem precisa de guitarras elétricas aqui? Bluegrass, Hillbillies e Country roots estão no cardápio desta banda que conta com oito álbuns em sua discografia. Um disco que consegue, junto com o anterior Carry Me Back, capturar todo o espírito do interior extremamente variado dos EUA e transportá-lo às massas, merece ser ouvido com ouvido atento. Nem todo mundo aprecia o regionalismo americano, mas os caras do Espetáculo do Corvo Velho representam bem as raízes musicais da América. Há vários destaques como "Doc’s Day", uma homenagem ao musicista Doc Watson (um dos grandes National Treasures da música americana), "Sweet Amarillo", uma “reciclagem” de um outtake incompleto de Bob Dylan e The Warden, um lamento filosófico sobre um carcereiro. Nesta última, as harmonias vocais provam que o grupo de músicos tem técnica e sentimento de sobra.
Sweet Amarillo


Tom Petty & The Heartbreakers - Hypnotic Eye

Apesar de ter levado três anos para ficar pronto, Hypnotic Eye soa extremamente cru. O que é ótimo, pois estamos falando do bom e velho rock’n’roll. "Fault Lines" é rock vindo da veia, enquanto "Forgotten Man" rivaliza com a inquestionável "Solitary Man". 
Fault Lines


Accept - Blind Rage

Punch! Punch! Punch! É isto que esse disco é. Um soco atrás do outro. Um direto de direita, um gancho de esquerda e um cruzado. Após o renascimento com o mais que ótimo "Blood of the Nations" e do álbum seguinte "Stalingrado", eis que os metaleiros alemães do Accept honram, novamente, suas bolas. Por que? Porque isso é classic metal de primeiríssima qualidade feita para macho. Macho Metal. Não há destaques aqui. Todas as músicas são ótimas em seus temas, que variam de Terra devastada (200 Years) a lições de otimismo (From the Ashes We Rise). Claro, otimismo de macho. Com riffs inspirados e os clássicos coros masculinos, este álbum figura dentre os melhores na discografia da banda.
From the Ashes We Rise


The Levon Helm Band - The Midnight Ramble Sessions Vol 3.

No terceiro (e provavelmente último) volume dos "Midnight Rambles", Levon Helm selecionou todas as músicas deste álbum dentre centenas de canções gravadas durante os inúmeros shows que ele, banda e vários convidados fizeram no famoso barn em Woodstock. Apesar de poucas músicas contarem com os vocais de Levon, seu estilo de bateria é identificado em cada uma delas. Destaques para a ótima "One More Shot", que apareceu pela primeira vez no álbum épico "The Legend of Jesse James" (a coluna "The Faithful Servant" apresentará um review sobre este álbum em breve) e para a ótima versão da clássica "Take Me To The River".
The Same Thing


Blackberry Smoke - Leave a Scar, Live: North Carolina

Primeiro registro oficial ao vivo dos southern rockers do Blackberry Smoke. Com apenas três álbuns em sua discografia (o próximo está previsto para ser lançado em fevereiro de 2015), esta banda já fez o suficiente para ficar entre as melhores do gênero. Este álbum compila alguns dos maiores hits em ótimas performances. Se você ainda não conhece, corra!
The Whippoorwill


Bob Dylan and The Band - The Bootleg Series Vol 11: The Basement Tapes Complete

Ao mesmo tempo em que há muito o que dizer sobre esse lançamento, há pouco o que falar. Bob Dylan. Ponto. The Band. Ponto. Escute e absorva este registro indispensável de uma época extremamente criativa para todos os envolvidos.  Podemos escutar Dylan se divertindo com covers de Johnny Cash e A Banda descobrindo os meandros da composição que iriam resultar no bombástico "Music From Big Pink". Glórias e aleluias a Garth Hudson, que não deu ouvidos a Bob Dylan (“Pra que gastar fita com isso, Garth?”) e gravou o máximo que pode. 
The Basement Tapes Complete Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário