domingo, 17 de novembro de 2013

Sobre Beatles e Led Zeppelin


As duas bandas que mais influenciaram gerações. A primeira, surgida no começo dos anos 60, mudou toda a forma de pensar, agir, se vestir, falar, de ser, de tudo. Os precursores do marketing como banda. Os Fab Four, surgidos em Liverpool são a maior influência musical de qualquer, e eu digo qualquer músico que se preze. Incluindo o Led Zeppelin, que surgiu no finalzinho dos anos 60 e brilho nos anos 70.

O Led foi a primeira banda a usar marketing pesado. Foi a primeira banda a abusar de riffs que até hoje, junto com os Beatles, influenciam pencas de músicos. Foi a primeira banda milionária da história, a primeira que teve seu próprio avião, a que primeiro tocou em arenas.

A primeira acabou em 1970, a segunda em 1981. Mas nunca deixaram de presentear os fãs, sejam com regravações, com shows ou com material inédito. E por falar nisso, essa semana tivemos duas grandes notícias.

A primeira, é que os Beatles lançaram o diso "On Air - Live At BBC Volume 2", com material inédito. E junto com a lançamento, veio o primeiro vídeo clipe da banda, inédito em anos. É isso mesmo, um vídeo inédito, dá pra acreditar?

Trata-se de "Words Of Love" uma regravação de Buddy Holly que foi lançada no disco "Beatles For Sale" de 1974. E você assiste essa raridade logo abaixo:


Já sobre o Led Zeppelin, o mago Jimmy Page, detentor de um acervo inimaginável sobre a banda, anunciou esta semana que todas as reedições dos discos do Led Zeppelin trarão material inédito. Dá pra acreditar?

"Todo álbum foi remasterizado, mas também trará um disco acompanhando-o. Vamos usar um exemplo de 'Led Zeppelin III', que foi remasterizado do material analógico original. Eu sei que todos fazem isso, mas eles não fazem. Eu revisitei TODA a mixagem que foi feita naquela época. Há versões diferentes, por exemplo, há 'Since I've Been Loving You'- há uma versão incrível dela, que é totalmente diferente. É realmente crua em sua abordagem, bem dramática, bem legal. Este é um pequeno item, mas o que você recebe é um disco acompanhando 'Led Zeppelin III'. Ele vai sair em sua própria caixa e todo o resto. Cada disco vai dar uma imagem íntima do grupo. É uma ideia que eu tive e acho que vai ser um sucesso", conta Jimmy Page para Nick Home do TeamRock Radio.


Page também revela que completou seu trabalho no áudio do processo de relançamento: "Está tudo feito, todo o lado sônico. Ele vai sair ano que vem. Quando eu digo ele, cada um vai sair separadamente" comenta. Quando questionado se alguma destas reedições conterá material inédito, Page responde: "Ah sim. Não posso dizer o que é... deve ser uma pequena surpresa. Não posso entregar o jogo agora".

Mais uma vez o rock provando que ainda tem muita lenha pra queimar. Haja bolso pra tudo isso.


3 comentários: