terça-feira, 2 de outubro de 2012

O que o rock’n’roll ensina aos empreendedores


Já pensou se sua pequena empresa tivesse a criatividade dos Beatles, a trajetória de sucesso de Mick Jagger e o apelo de Lady Gaga? É com essa provocação que o empresário David Fishof lança seu novo livro Rock Your Business.

Fishof foi produtos de grandes turnês musicais e o empreendedor à frente do Rock N' Roll Fantasy Camp, uma espécie de acampamento em que os participantes interagem, cantam e gravam com estrelas do rock como Slash, Steven Tyler ou Roger Daltrey. O que parece diversão para adolescentes virou uma referência de empreendedorismo e negócios.

Agora, Fishof quer passar aos novos empresários como sua experiência no mundo do rock pode ajudar outras empresas. O resultado é o livro publicado neste mês no mercado americano. O objetivo da publicação é mostrar o que os empreendedores e empresas podem aprender com o Rock N' Roll.



Desde saber avaliar sua ideia até afinar bem o plano de negócios, o livro fala sobre ferramentas práticas que Fishof usou durante seus 25 anos como empresário. Ele usa o rock para mostrar como as pequenas empresas podem ser capazes de ter clientes fieis como fãs e durar mais tempo no mercado. "A indústria do rock oferece inestimáveis lições de negócios para outros mercados, como trabalho em equipe, divulgação, criação de um buzz e vendas", diz o autor.

Segundo o livre, há três pontos sobre o rock que permeia também o mundo dos negócios. O primeiro é que o líder de uma banda depende dos outros integrantes do grupo, assim como um empreendedor. O segundo diz respeito à sincronia que os músicos precisam para que o show tenha um bom resultado, o que é tão importante quanto o trabalho em equipe em uma empresa. Por fim, ele afirma que as bandas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que ouvem outras bandas, ou seja, olhar o mercado e os outros players é essencial aos empresários.

Ao longo da obra, Fishof usa sua experiência como produtor de shows para traçar um paralelo com o ambiente empresarial. Para ele, tudo começa com uma simples ideia, que deve ser arrebatadora e diferente. Pesquisar e ganhar experiência são ações essenciais para dar continuidade ao projeto.

Segundo o livro, faz parte da sua vida empreendedora aceitar os riscos e é preciso gastar algum dinheiro para faturar no futuro. Além disso, Fishof acredita que não é a sorte que vai te ajudar a criar uma empresa, mas um bom plano de negócios, documento essencial para tirar o máximo do projeto e atrair investidores.

Portanto, é o que eu venho dizendo desde 2004, quando me formei em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. Na ocasião, minha monografia foi mais ou menos este paralelo que ele traça e escreve hoje, 8 anos depois. Eu sabia que tinha razão sempre, mesmo quando os professores (mestres ou não) falavam o contrário. Agradeço imensamente ao apoio que tive de meu professor Cláudio Rojo, que soube entender a real necessidade que quis transmitir naquele momento.

O livro é deve ser bem legal, um paralelo bem interessante pra quem gosta de rock e ainda quer crescer em sua carreira profissional. Fica a dica.

Rock On!

Nenhum comentário:

Postar um comentário