quinta-feira, 29 de novembro de 2012

George Harrison pt. 2


Lançado em 27 de novembro de 1970, o disco All Things Must Pass marca a estréia de George Harrison como artista solo, logo depois que os Beatles acabaram. Foi lançado como disco triplo, e ali continham os maiores sucessos de George, muitos dos quais foram "ignorados" digamos assim, pela sua ex-banda.

All Things Must Pass e My Sweet Lord já haviam sido mostradas para seus ex-companheiros, que inclusive chegaram a gravar demos, mas que infelizmente acabaram não entrando em nenhum álbum dos Beatles. Ele então resolveu chamar uns camaradas e gravar este disco, chamado ALL THINGS MUST PASS, triplo, que é considerado por muitos críticos como o melhor trabalho de George Harrisson bem como o melhor trabalho solo de um ex-beatle.

Até aí tudo bem. Ano passado foi lançado um documentário chamado LIVING IN THE MATERIAL WORLD, muito bom por sinal, que conta toda a história de George. Mas o que ficou faltando, é uma história que eu quero abordar agora e que vale a pena o debate.

Em 1970, quando lançou My Sweet Lord, a música chegou rapidamente ao topo das paradas musicais. O que pouca gente sabe é que, em 1971, George foi acusado de plágio, usando a música "He's So Fine" de Ronald Mack e gravada originalmente pelas The Chiffons, lançada em 1962 e que tinha ficado 04 semanas em 1° lugar na parada da Billboard.

Segundo George, a música My Sweet Lord foi composta em 1969 durante a passagem Delaney, Bonnie & Friends, grupo que contava com George, Eric Clapton entre outros amigos pela Dinamarca, após ouvir a música "Oh! Happy Days", do grupo The Edwin Hawkins Sisters.

Em janeiro de 1970, os Beatles oficialmente ainda não haviam se separado e seu futuro era incerto. George ainda não tinha pretensão nenhuma de gravar um disco e então entregou a música para Billy Preston para ser lançada em seu disco de estréria "Encouraging Words", que não tiveram tanto (ou nenhum) sucesso. Então, George resolve lançar seu primeiro disco e lá estava ela, brilhante.

Então, em 1971 a "Brights Tunes Music", que detinha os direitos autorais da música "He's So Fine", alegou que havia muita semelhança entre essa música e "My Sweet Lord", e entrou com um processo judicial contra George, acusando-o de plagiar "intencionalmente" a canção original. Esse processo se arrastou por 12 anos na justiça e até hoje é meio confuso de entender. Além de todas as semelhanças entre as notas musicais, segundo os acusadores, George (que admitiu que já tinha ouvido a música) tinha "gravado a música em seu subconsciente e sabia a combinação de acordes que ele colocou em My Sweet Lord".

A partir daí, não tratava-se mais de uma acusação de plágio, mas sim de uma acusação de indenização. George Harrison jura que se "inspirou" em "Oh! Happy Days", mas, no final das contas, teve que desembolsar a quantia de U$ 1.600.000,00. Essa história é contada em sua biografia e é conhecida pela maioria dos fãs dos Beatles (assim como eu). O fato é que, com certeza, George gravou essa melodia em seu subconsciente mesmo e, sem querer, fez "My Sweet Lord", seu mantra mais bonito. É uma música que faz bem, traz paz e tranquilidade, e é muito linda de se ouvir.

Para tiramos todas as dúvidas e você entender um pouco melhor, veja abaixo as duas versões. E, logo ao final, um vídeo com as duas musicas e suas semelhanças, tanto vocais quanto de acordes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário