quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UFO - No Heavy Petting


Lançado em , esse é o 5º disco da banda de Phil Mogg. A UFO realmente é uma banda que ficou no segundo escalão do sucesso, junto com Uriah Heep. Este disco já contava com o surpreendente Michael Schenker tocando sua Flying V.

Pra quem não conhece, Michael é irmão de Rudolph que é o guitarrista do Scorpions. Michael, que junto com seu irmão fundou a banda, chegou a gravar Lonesome Crow, o primeiro disco da Scorpions, com apenas 16 anos, demonstrando desde cedo maturidade e destreza no instrumento, além de um fraseado rítmico marcante, e logo despertou o interesse de outra banda, a UFO. Ficou no Scorpions até 1973 quando aceitou o convite pra se juntar a UFO para gravar o seu maior clássico e um dos maiores clássicos do rock mundial, Phenomenon, de 1974. Entre idas e vindas, abandonou o UFO em 1979 para montar a MSG (Michael Schenker Group) que já contou com Don Airey, Cozy Powell, Simon Phillips entre tantos outros.

Recebeu um convite para tocar no Aerosmith em 1981 para substituir Joe Perry, que não deu certo, por causa dos problemas de saúde que Steven Tyler passava a época (lembre-se da história do Boing pra dentro do nariz que você vai entender o porquê). Recebeu um convite de Ozzy Osbourne em 1982 para substituir o também talentoso Randy Rhoads, que foi recusado. Até hoje eu me pergunto o porque disso.

Mas em 1976 lançaram No Heavy Petting e foi o primeiro a contar com um tecladista em tempo integral, Danny Peyronel que, infelizmente só ficou na banda neste álbum. Aliás, o vai-vem de integrantes na UFO é algo impressionante. Talvez, por ser duro aguentar a banda de Phil Mogg.



Mas uma coisa precisamos ser justos. Eles fizeram muitos bons discos. E foram influência pra um sem número de bandas, incluindo o Iron Maiden (que chegou a regravar Doctor Doctor, grande clássico). Há uma nítida influência de Led Zeppelin nesse disco e na maneira de tocar de Michael Schenker, que também é influenciado por Jeff Beck, Jimmy Page (claro) e Jimi Hendrix. A tríade dos J. E também tem um que de Ritchie Blackmore.

Michael Schenker inclusive influenciou um grande guitarrista de nosso tempo, um tal de Slash (é só ouvir o timbre que você vai entender).

Bem o disco é muito legal, tem uma sonoridade espacial, talvez por conta do tecladista e todas as músicas são muito legais. Eu gosto deste disco (em especial) pois foi o primeiro disco do UFO a que fui apresentado. E porque, lá nos idos dos anos 90, tinha um site na internet chamado AUDIOGALAXY (vocês se lembram disso?) Imagine que você só podia acessar a internet (discada) depois da meia-noite, pois iria gastar somente um pulso de telefone. Era pré-histórico isso, mas era legal. Foi aí que eu descobri o UFO pois, quando você procurava por alguma banda, o site te mostrava o que poderia ser legal e parecido. E a primeira música que eu fiz o download, demorou 1 semana pra vir, era On With The Action, do No Heavy Petting. Aquele timbre, aquele riff de guitarra ficaram marcados pra sempre. O disco ainda conta com Reasons Love (que poderia muito bem estar no repertório de meus amigos da banda Radiophonics, fica a dica) e tem o riff parecido com Stormbringer do Deep Purple (muita semelhança)e a Ledzeppeliana Martian Landscape. Tem também Can You Roll Her, que parece ter saído de um disco do The Who e Highway Lady, outra sonzeira. O disco é uma obra-prima.

 Tempos depois, um grande amigo colecionador (hoje ele não tem mais nada, infelizmente) tinha toda a coleção do UFO, Uriah Heep e Deep Purple. Nós conversávamos muito sobre música, mas infelizmente ele não curte mais rock, só música Gospel. Respeito a opinião dele, mas ele poderia ter me dado de presente todos os discos dele que iriam ficar bem guardados.

Bem o disco é sensacional e você pode ouví-lo na integra abaixo. Rock On!



Um comentário: