quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Raw Power, 40 anos hoje.


Desde 1970, uma banda vinha chamando a atenção do público, por fazer justamente o contrário do que as bandas certinhas faziam: sujeira e excessos, muitos excessos. Eles andavam pelos becos sujos, pelo submundo, pelo 'subway', como costumeiramente é na gíria dos americanos. Guitarras muito sujas, com poucos acordes e pesadas. Eram os The Stooges, banda de proto punk dos Estados Unidos.

Eles já tinham lançado dois excelentes discos: The Stooges (1969) e Fun House (1970). Porém, após idas e vindas, lançaram a obra prima Raw Power em 07 de fevereiro de 1973, há 40 anos. O disco é o maior clássico da banda, tendo influenciado vários outros estilos músicais, entre eles o rock alternativo e o punk rock.

Iggy Pop tinha dois grandes amigos à época: David Bowie e Lou Reed. Todos viviam seus melhores momentos, com David Bowie lançaria o espetacular Ziggy Stardust e Lou Reed viria com Berlin. E, no meio do caminho, ainda sobraria para os Stooges lançarem Raw Power, que contou com a produção de David Bowie. E este disco marcou o fim de uma era. Os Stooges acabariam, Iggy Pop seguiria carreira solo e eles voltariam a se encontrar (como banda) somente em 2007.

Mas a influência ficou marcada para sempre, num certo Kurt Cobain, líder de uma tal Nirvana, que alegou ser esse disco o seu álbum predileto de todos os tempos.

Ouça abaixo Raw Power na íntegra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário