domingo, 17 de março de 2013

A Donzela de Ferro e a História: Piece Of Mind (1983)

1983 é um ano interessante para o rock e para o metal, tanto no Brasil quanto no mundo. É neste ano que o BRock, o rock brazuca surge com Titãs, Capital Inicial, Sepultura e os Paralamas do Sucesso com seu disco Cinema Mudo, que tinha o sucesso "Vital e Sua Moto" e "Química", uma composição de Renato Russo.

Metallica e Slayer lançam seus primeiros álbuns - Kill 'Em All e Show No Mercy, respectivamente - Dave Mustaine é expulso do Metallica e monta o Megadeth e Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers também são criados.

E claro, o Iron Maiden lança seu quarto álbum de estúdio: Piece Of Mind! Este também é o álbum que marca a estréia do baterista Nicko McBrain (Trust) à banda.



1983 - Piece Of Mind

"Where Eagles Dare"abre o álbum. A música é inspirada no romance de mesmo nome do escritor escocês Alistair MacLean (1922-1987). A obra "Where Eagles Dare" virou um filme de guerra em 1968, com atuações de Clint Eastwood e Richard Burton.


No filme, um general do exércido dos EUA é capturado pelos nazistas, e mantido preso em uma fortaleza nos Alpes no Sul da Bavária, Schloss Adler (Castelo das Águias, em alemão). Aqui o trailer do filme (colorido e com efeitos espetaculares, para a época).

Analisar e compreender o som "Revelations" dá um interessante post à parte, pois Bruce (Dickinson, vocalista), inspirado pela obra do escritor e ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947) [ele é o Mr. Crowley citado por Ozzy Osbourne no disco Blizzard Of Ozz] faz referências as suas teorias, além de citar elementos hindus.

Uma das referências é "The Venom That Tears My Spine", que diz respeito ao Yoga. Dizem que há uma energia primordial em nossos corpos, e ela se localiza na base da coluna, Kundalini (que vem do sânscrito e quer dizer enrolado ou espiral) e deve ser despertada para que consigamos atingir a iluminação, o Samadhi, isso a grosso modo.


"Flight Of Icarus" nos remonta a mitologia grega. Ícaro era filho de Dédalo e de uma escrava de Persefone (Deusa da Feminilidade e da  Agricultura), Náucrete, por parte de seu pai Dédalo, descendente do próprio Zeus, uma vez que Dédalo era filho de Alcipe, que era filha de Ares, que por sua vez era filho de Zeus e Hera (Ufa!).

Dédalo, exilado por ter matado seu sobrinho Talo, refugiou-se em Tebas, junto ao rei Minos. Após o nascimento do Minotauro, fruto de amores entre Pasífae (mulher de Minos) e um touro divino construiu o labirinto, no qual encerrou o monstro. Tempos depois, o minotauro foi morto por Teseu. Após a morte do Minotauro, Dédalo foi preso, juntamente com seu filho, no labirinto. Então construiu asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivota. Dessa forma conseguiu fugir.


Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pais e, tomado pelo desejo de voar próximo ao sol, acabou despencando e caindo no mar Egeu, enquanto seu pai, aos prantos, voava para a costa. Ao chegar à Sicília, foi acolhido na casa do Rei Cocálo.

"Die With Your Boots" On fala sobre profetas do desastre, aqueles líderes que querem amedrontar as pessoas com suas profecias auto realizáveis. Este fenômeno consiste em criar um prognóstico (partindo muitas vezes da falácia do declive escorregadio), ele se torna crença e por sua causa da crença nas pessoas, e de suas atitudes, ele acaba se realizando.

"The Trooper" é a próxima grande faixa. Quem já viu aos shows do Maiden, seja ao vivo ou em vídeo, verá que normalmente Bruce se veste como um soldado inglês e tremula uma bandeira inglesa (e claro, corre de um lado para o outro do palco).


O som nos leva para a Guerra da Criméia, de 1853 até 1856. Esta guerra teve de um lado o Reino Unido, Império Otomano (Turquia), França e Reino da Sardenha (Itália) contra o Império Russo, que desejava aumentar sua influência nos balcãs.

Mas o que de fato inspirou este som foi o poema "The Charge Of The Light Brigade", de Alfred Lord Tennyson, , que fala da Batalha de Balaclava. No começo do clip de "The Trooper", contém esta passagem do poema:

"Half a league, half a league, 
All in the valley of Death
Rode the six hundred
'Forward the Light Brigade!
Charge for the Guns' he said:
Into the valley of Death
Rode the six hundred."


Esta passagem é de uma investida feita pela Cavalaria Ligeira comandada por Lord Cardigan contra os russos após um problema de comunicação entre os comandantes do exército. Eles atacaram legiões russas com aproximadamente 670 homens, destes ficaram apenas 195 com cavalos para prosseguir.

Aqui o filme "A Carga da Brigada Ligeira", de 1936.

"Quest For Fire" é um romance de J. H. Rosny Aîné (1856-1940) e um filme francês do diretor Jean-Jacques Annaud, lançado em 1981. Este filme, da pré história, conta a saga de três tribais que vão atrás do fogo que fora perdido por sua tribo. Aqui um trailer do filme. Este filme ficou conhecido aqui como "A Guerra Do Fogo".


"Sun And Steel" fala sobre o samurai Miyamoto Musashi (1584?-1645). Ele matou seu primeiro inimigo aos 13 anos, e criou o estilo de luta Niten ichi-ryü, que é lutar com duas espadas. Também é o escritor de O Tratado dos Cinco Anéis, algo parecido com A Arte Da Guerra, do chinês Sun Tzu.

E, finalmente, o disco encerra com "To Tame A Land", inspirada na ficção científica Dune, de Frank Herbert's (1920-1986), lançado em 1965. O filme Dune foi lançado em 1984, com direção de David Lynch e que teve a participação de Sting.


E por que a música se chama To Tame A Land e não Dune? Segundo Bruce, Frank não gostou da ideia e ameaçou processar a banda e impedir o lançamento do álbum se a música não tivesse seu nome trocado. Aqui o trailer de Dune.

Abaixo, o álbum na íntegra, com as faixas bônus, lançado em 1995.


Piece Of Mind - 1983

01. Where Eagles Dare
02. Revelations
03. Flight Of Icarus
04. Die With Your Boots On
05. The Trooper
06. Still Life
07. Quest For Fire
08. Sun And Steel
09. To Tame A Land

Formação
Bruce Dickinson - Vocalista
Steve Harris - Baixo e Backing Vocals
Dave Murray - Guitarra
Adrian Smith - Guitarra e Backing Vocals
Nicko McBrain - Bateria

Leia o post anterior: Iron Maiden - The Number Of The Beast (1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário