O Peso foi uma banda brasileira de rock, formada no Rio de Janeiro em 1970. Em 1972 os cearenses Luis Carlos Porto e seu parceiro Antônio Fernando, foram do Ceará para o Rio de Janeiro. Com a música "O Pente", a dupla participou da sétima edição do Festival Internacional da Canção.
Após o evento, a dupla se dissolveu e Luis Carlos manteve contatos com diversos músicos da cidade. Dois anos mais tarde, quando retornou ao Rio, o vocalista fundou o grupo O Peso, junto com Gabriel O'Meara (guitarra), Constant Papineau (piano/teclados), Carlos Scart (baixo) e Carlos Graça (Bateria).
Em 1975, a banda assinou contrato com a gravadora Polydor e lançou o LP "Em Busca do Tempo Perdido", no qual mesclava elementos do blues e do rock, com elementos de Led Zeppelin e, principalmente, Rolling Stones. No mesmo ano, o grupo lançou o compacto "Sou Louco Por Você/Me Chama de Amor", pela mesma gravadora.
No final dos anos 70, o grupo encerrou as atividades. Em 1984, com a revitalização do rock no Brasil, o grupo retornou às atividades, apenas com Luis Carlos da formação original. Nesse período, o grupo apenas fez shows tocando seu antigo repertório e não lançou novos discos.
Embora a carreira da banda tenha sido curta, foi suficiente para marcar seu nome no rock brasileiro com um excelente disco. "
Eu Não Sei De Nada", "
Blues" e "
Lúcifer" formam a melhor sequência do disco. A título de curiosidade, o timbre vocal de Luis Carlos se assemelha muito com o do saudoso
Ivo Rodrigues, da banda
Blindagem, a mais importante banda paranaense.
Abaixo, você ouve "
Em Busca do Tempo Perdido" na íntegra. Aproveite.