quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ouça "O Instinto", o novo disco dos gaúchos da Rinoceronte


Não pude achar uma definição melhor para definir a sonoridade e a originalidade dos gaúchos da Rinoceronte do que a que Márcio Grings fez em seu site.

"Assim como o animal que inspirou o seu nome, o grande mamífero perissodátilo de pele espessa e pregueada, que possui um ou dois chifres sobre o nariz, a banda santa-mariense Rinoceronte também pode ser considerada um peso pesado do pedaço. Se o rinoceronte - bicho - habita as inóspitas savanas e florestas tropicais da África, a Rinoceronte (banda), também trafega num território selvagem. Sim, "welcome to the jungle, baby!". 

Afinal, nessa selva [sub-tropical] de pedra do interior do Rio Grande Do Sul, longe dos grandes centros, muitos artistas precisam não apenas de persistência para sobreviver, mas acima de tudo, um equilíbrio danado para não tropeçar nos pedregulhos. Porque esse lance de atirar em qualquer pato de madeira que surge na sua frente, pode deixar você com fama de vendido. Ou de lunático...

É aí que entra o instinto de bicho se mesclando ao homem.

E a Rinoceronte, banda formada em Santa Maria, nunca ficou em posição de refém de si mesma, e nem ficou esperando uma providência divina para que as portas se abrissem. Desde 2007 foram abrindo brechas, tocando de sul a norte do país, e sempre apostando no som autoral, com letras em português (isso mesmo, nada de covers!). Em 2010 lançaram "Nasceu", primeiro CD do trio formado por Paulo Noronha (voz e guitarra); Vinícius Brum (baixo e voz) e Luiz Henrique "Alemão" (bateria), line-up que trabalha junto nas quatro linhas (dos estúdios e palcos) há quatro anos.

Se "Nasceu" foi um bom disco de estreia, "O Instinto" coloca o pé na porta e afirma a 'Rino' como uma das grandes bandas do país no quesito rock pesado (não comercial) e de qualidade. Não espere ouvir o som da Rinoceronte nas principais FMs do Brasil. Mas quem disse que a boa música pode ser encontrada com facilidade? Muitas vezes é preciso ter faro..."

Ouça o CD na íntegra abaixo e comprove o porque a Rinoceronte é uma da bandas mais legais da atualidade. Sonzeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário