sábado, 11 de maio de 2013

Dokken - Back For The Attack (1987)


No começo dos anos 80, muitas bandas de hard  rock surgiram como uma avalanche para o mundo. A cada disco que a Dokken lançava, recebia uma atenção redobrada. Seus disco anteriores, "Tooth And Nail" e "Under A Lock Key" já haviam (cada um) conquistado disco de platina nos EUA. Foi aí que a banda começou a figurar entre os gigantes, com turnês maiores e ainda abrindo para Aerosmith, AC/DC, Judas Priest, Scorpions entre outros.

 O quarto disco, "Back For The Attack", junto com o single "Dream Warriors", potencializou todo esse sucesso conquistado pela banda. O single foi lançado antes pois faria parte do terceiro filme da séria "A Hora Do Pesadelo", de Freddy  Krueger e que, de quebra, veio com um clipe executado ao extremo (clique aqui para ver).


O Dokken continua apostando em uma sonoridade diferenciada, que ficava no limite entre o Hard Rock oitentista e farofeiro e o Heavy Metal de substância. E vamos combinar, eles sabiam fazer isso melhor do que ninguém, com riffs pesados e instrumental trabalhado em melodias grudentas e refrões bem acessíveis.

Don Dokken (o idealizador da banda) cantando como nunca (por vezes exagerado), algo que você jamais sonharia hoje em dia, pois o cara envelheceu e seu fôlego sumiu. George Lynch, um dos guitarristas mais impressionantes dos anos 80, fez o melhor trabalho na banda até então. Esbanjando criatividade e técnica, o Dokken nunca mais foi o mesmo depois deste disco. E a cozinha com Jeff Pilson (baixo) e "Wild" Mick Brown (bateria), se mostra uma das mais eficientes do Hard Rock. Nos shows ao vivo, a falta de uma guitarra base não faz diferença alguma, pois os maestros ficam na "cozinha". Isso prova que, em uma banda, o mais importante é o baixo e a bateria segurarem a onda, estarem em sintonia total.


O disco é recheado de sucessos do começo ao fim. Se você assistiu ao filme Rock Star, vai entender um pouco do que foi a magia dos anos 80 pra um sem número de bandas e em especial para o Dokken. "Standing In The Shadows" é grudenta desde a primeira audição. "Kiss Of Death" com seu riff poderoso, abre o disco como quem nos diz: "senta aí que agora a porra ficou séria". 

"Heaven Sent", com seu jeitão arrastado e um solo esmagador. "Mr. Scary", uma faixa instrumental, mostra que Jeff Pilson fazia uma dobradinha muito legal com bateria e guitarra. O cara era foda! "Burning Flame" com sua levada a lá Van Halen convida você a pegar seu carro ou moto e sair sem rumo. E claro "Dream Warriors", a mais esperada por todos. 

O disco fez 25 anos em 2012 é considerado até hoje o melhor disco da Dokken. Depois deste álbum, o sucesso não foi o mesmo e brigas de egos entre Don Dokken e George Lynch fizeram o guitarrista sair da banda e montar o excelente Lynch Mob (história pra outro post).

Abaixo, o disco na íntegra, pra você curtir nesse final de semana ensolarado. Curte aí que é bem bom!

Com informações do Van Do Halen


Nenhum comentário:

Postar um comentário